sábado, 9 de outubro de 2010

José Ramos Horta diz que Sócrates vai tentar visitar Timor-Leste após aprovação do Orçamento de Estado

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, afirmou a 4 de Outubro, em São Bento, que o primeiro ministro português se mostrou "muito interessado" em visitar Timor-Leste e que tentará encontrar uma data após "resolver a questão da aprovação do Orçamento de Estado".

"Vamos aguardar que o primeiro ministro vá a Timor-Leste, que se mostrou muito interessado em realizar a visita que foi adiada algumas vezes por causa da situação em Portugal", disse José Ramos Horta aos jornalistas, após um "encontro de amigos" que manteve com José Sócrates e que durou mais de uma hora e meia.

De acordo com o chefe de Estado de Timor-Leste, José Sócrates "disse que logo que resolver a questão da aprovação do Orçamento de Estado tentará encontrar uma data no calendário para visitar Timor".

"Nós, em qualquer altura, estaremos na disposição de receber o primeiro ministro", afirmou Ramos-Horta, acrescentando que a visita de Sócrates ao país permitirá analisar "em que outras áreas, além da cooperação bilateral, as relações podem avançar".

Como exemplo, o chefe de Estado timorense apontou as "relações comerciais e os investimentos mútuos e recíprocos nos dois países".

A reunião que manteve com Sócrates na residência oficial do primeiro-ministro, explicou Ramos Horta, foi sobretudo aproveitada para "passar em revista a situação em Timor-Leste".

"Tive a oportunidade de actualizar o primeiro ministro sobre as boas notícias do país: uma situação de muita tranquilidade, de normalização, de forte crescimento económico e redução da pobreza e com um índice de escolarização cada vez melhor", explicou.

Ramos-Horta, que fez um balanço "muito positivo" da sua visita a Portugal, disse ainda ter falado com José Sócrates sobre "algumas questões que têm a ver com a educação", nomeadamente com os "progressos no ensino da língua portuguesa e sobre a abertura de quatro novas escolas portuguesas em Timor".

http://noticias.pt.msn.com/Politica/article.aspx?cp-documentid=154846123

Sem comentários:

Enviar um comentário