sábado, 9 de outubro de 2010

Biblioteca Reabre na Universidade Nacional de Timor Lorosa'e

Reabriu a 2 de Outubro a Biblioteca da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Timor Lorosa'e, em Díli (Timor Leste).

Com o apoio do Departamento de Formação de Professores (Séries Iniciais) daquela universidade, do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), através do seu Programa de Consolidação da Língua Portuguesa (PCLP), da Escola Superior de Educação (Politécnico do Porto), do Grupo de Formação e Apoio Pedagógico e do Instituto Camões, aquele espaço passou a contar com cerca de 20 mil volumes, alguns dos quais oferecidos em 2000 pela Câmara Municipal de Lisboa.

"Tornar esta biblioteca um espaço de efectiva utilização por toda a comunidade educativa e promotora do processo de investigação e ensino mas também propiciadora da divulgação da Língua Portuguesa e do prazer da leitura" é o propósito dos docentes do PCLP.

A Biblioteca segue as regras do sistema da Classificação Decimal Universal (CDU) que prevê a classificação por assuntos, e, dentro do mesmo assunto, a classificação por ordem alfabética do nome do autor.

O PCLP foi o principal financiador deste espaço que contou com obras que permitiram um alargamento físico do espaço, colocação de pavimento, instalação eléctrica e pintura. A par deste financiamento, o PCLP capacitou ainda a biblioteca com um computador, uma impressora e mobiliário.

A Biblioteca vai agora registar os leitores que se inscrevam e dinamizar actividades paralelas, como clubes de leitura e concursos variados. Trata-se de "uma porta para o conhecimento rumo ao futuro desta nação", concluem os docentes do PCLP responsáveis por este projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário