sábado, 9 de outubro de 2010

PT emprega 230 trabalhadores em Timor Leste

A Timor Telecom (TT), operadora de telecomunicações da Portugal Telecom no mercado timorense, emprega atualmente 230 trabalhadores, sendo a formação dos colaboradores locais uma das apostas, segundo a empresa.

"A PT [Portugal Telecom] opera em Timor-Leste, convergindo esforços, empenho e investimento numa empresa que aposta na formação dos seus colaboradores locais e que tem como parceiros o Estado timorense, a igreja local, a Fundação Oriente e investidores particulares", lembrou à Lusa fonte oficial da PT.

A TT, na qual a PT detém uma posição de cerca de 54 por cento, "emprega actualmente de forma directa 230 colaboradores" e tem uma "intervenção social importante", na qual a empresa tem apostado, como é o caso dos centros comunitários de Internet.

Em Timor, além do negócio móvel, onde a PT espera atingir meio milhão de clientes no final do ano, ou seja, uma cobertura de 43,5 por cento da população, a operadora também fornece comunicações fixas.

Actualmente, a TT está a "instalar uma rede e infraestrutura de telecomunicações suportado em fibra óptica e a moderna tecnologia ADSL 2+ que, além de aumentar a fiabilidade e melhorar a qualidade de serviço, tem também permitido ajustar os preços, que só nos últimos doze meses foram reduzidos em mais de 74 por cento", adiantou a mesma fonte.

Além disso, a operadora tem em curso dois projectos considerados "estruturantes" que incluem o "investimento no cabo submarino e num backbone nacional de fibra ótica sobre a rede eléctrica que irão contribuir decisivamente para transformar o sector das telecomunicações em Timor-Leste".

Entre os projetos já lançados em Timor, a PT destaca o recente lançamento do Sapo Timor Leste, o primeiro portal em tétum e português, que considera ser "um excelente exemplo de cooperação entre a PT, a Timor Telecom e vários parceiros locais", já que a "democratização do acesso à Internet também se faz através da digitalização de conteúdos locais".

A Timor Telecom opera com um contrato de concessão no mercado timorense até a 2017, "num esforço de investimento local sustentado, e pretende reforçar a parceria que tem trazido frutos significativos para os timorenses".

O Presidente da República timorense, Ramos Horta, e o presidente executivo da PT, Zeinal Bava, estiveram reunidos a 4 de Outubro para discutir os investimentos da empresa no país.

Fonte oficial da PT adiantou que no encontro foram discutidos os "investimentos que a Timor Telecom tem efectuado com vista a habilitar Timor Leste com uma das melhores infraestruturas de telecomunicações na região e, assim, contribuir para o desenvolvimento do país".

A reunião aconteceu no âmbito da visita de Ramos Horta a Portugal, que na semana anterior afirmou que o Governo timorense vai dialogar com a PT para a operadora de telecomunicações portuguesa aceitar "com bons olhos" o fim do monopólio das comunicações móveis e fixas no país.

Lusa

http://www.briefing.pt/content/view/6803/20/

Sem comentários:

Enviar um comentário