terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Escola Portuguesa muito procurada em Timor-Leste

Quatro Escolas Portuguesas (Ensino Pré-Primário e 1º. Ciclo) abrem portas na próxima segunda-feira, dia 13 de Dezembro, em Timor-Leste (nos distritos de Baucau, Same, Maliana e Oecussi), apesar do ano lectivo só arrancar em Janeiro de 2011.

Em Baucau, a procura superou em muito a capacidade disponível das instalações (na foto). Para as 132 vagas concorreram 350 crianças, demonstrando claramente uma grande procura pelo português nesta zona asiática.

O Plano apresentado em Fevereiro último pelo embaixador português, Luís Manuel Barreira de Sousa, e pela directora-geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular, Alexandra Marques, ao Presidente timorense, Ramos-Horta, prevê que a partir de 2018, o custo global anual estimado para as Escolas Portuguesas em Timor-Leste rondará os 24 milhões de dólares. Para isso contribuirá a cobertura gradual dos 13 distritos timorenses e o reforço da cobertura na capital, Díli.

TV TIMORENSE EM PORTUGUÊS

A TVTL, o único canal de televisão timorense, encontra-se a transmitir os blocos noticiosos nas duas línguas oficiais de Timor-Leste (tétum e português). A programação própria deste canal é feita em língua tétum das 17 às 22 horas, com excepção das produções adquiridas junto da brasileira TV Globo Internacional, como telenovelas, que são exibidas em língua portuguesa. Retransmite a programação da Rádio Televisão Portuguesa Internacional (RTPi) durante o dia e à noite, após a telenovela brasileira.

A TVTL também é transmitida na Indonésia, especialmente em Sonda Oriental. A emissão é transmitida pelo satélite Telkom 1.

35.000 LIVROS EM BIBLIOTECA ITINERANTE

O projecto “Ler Mais” visa promover o interesse pela leitura entre os timorenses e conta com 35 000 livros numa biblioteca itinerante.

Informações recolhidas nos sites:














Sem comentários:

Enviar um comentário