terça-feira, 7 de setembro de 2010

Timor-Leste colhe frutos de investimento em Recursos Humanos

Dili, 5 set (Prensa Latina) O governo de Timor Leste colhe hoje os frutos de seu investimento em recursos humanos, empreitada na qual Cuba tem desempenhado um papel formador profundamente valorizado.

As máximas autoridades políticas, governamentais e inclusive eclesiásticas do país aproveitam a cada oportunidade para agradecer o apoio da ilha caribenha e seus líderes.

De facto, na recente graduação de 18 médicos timorenses que se formaram em Cuba estiveram o presidente, José Ramos Horta, o primeiro-ministro Xanana Gusmão, e outras altas personalidades.

No acto, o chefe de Governo valorizou a graduação de "18 filhos desta terra que decidiram estudar Medicina para dedicar ao tratamento da saúde de seu povo".

Gusmão considerou uma prioridade estatal a formação profissional da juventude do país, para que seja garantia do desenvolvimento, a defesa da soberania e a independência nacional.

"Um país só se pode desenvolver sustentavelmente se tiver um povo educado, cujos filhos sejam técnica e profissionalmente capazes de participar activamente no progresso socio-económico", agregou.

Em tal sentido, a Brigada Médica de Cuba que presta serviços humanitários em aldeias recônditas de Timor constitui outra fonte de aprendizagem e superação para os novos formados.

Ercia da Conceição comprometeu-se em nome dos graduados a exercitar o aprendido com rigor, atendendo a seus pacientes sem fazer diferenças de raça, classe, religião ou orientação sexual.

O embaixador cubano em Timor, Ramón Hernández, assegurou que os cidadãos desta ainda jovem nação contarão com profissionais de elevado humanismo, preparação científica e perfil amplo.

Assinalou que os novos médicos conhecem o idioma e entendem os pesares de seu povo, e trabalharão activamente para erradicar os problemas de saúde e promover estilos de vida mais saudáveis.

Hernández estimou que a melhor homenagem ao sacrifício individual e familiar, do país e de seus professores cubanos será o permanente estudo e actualização dos conhecimentos para enfrentar os novos desafios médicos da humanidade.

in "Prensa Latina"

Sem comentários:

Enviar um comentário